Vistos complicados 1

Nossas experiencias com vistos sempre foram muito boas. Incrível como está bom viajar com o passaporte brasileiro. Tiramos a maioria dos vistos nas fronteiras, e tivemos que visitar poucas embaixadas. Mesmo nos países que tivemos que aplicar o visto nas embaixadas, o processo sempre foi rápido. Para o Iêmem pediram uma carta do Consulado Brasileiro, para o Vietnã fizemos a aplicação on-line, mas nada de mais. Nosso conceito de “empenho” para visto era ter que ir para São Paulo tirar o visto americano (que sempre saiu fácil) ou ter que esperar uma semana para o visto indiano (que droga, tivemos que ficar mais este tempo na Tailândia!!rs).

Mas não e assim para todos os lugares. A burocracia existe. Nossos amigos que visitaram o Iram falavam de meses esperando um código de liberação, para só assim poder dar entrada no visto. A carta convite era necessária para quase todos. Estive nas embaixadas Iranianas em Saana e Muscat, junto com o Guru. Pelas rápidas conversas, percebi que o passaporte brasileiro poderia ajudar mais uma vez.

Enquanto americanos precisam fazer parte de um grupo para visitar o Irã, a necessidade de documentos para brasileiros e bem mais tranquila: são duas vias do formulário, duas fotos 3×4, e pagamento de taxa no banco. Tudo pode ser feito sem ajuda de intermediários, e enviado via sedex para Brasilia. teoricamente demora ate 15 dias uteis. O visto tem validade para 3 meses, mas so  pode permanecer um mês depois que entrar no país.

Como fui novamente para o Amapá a trabalho, tentei fazer a aplicação antes da viagem, mas me aconselharam fazer depois, pois o vencimento do visto ficaria muito próximo da entrada do pais. Pra encurtar a historia, mandei todos os documentos e o carnaval e o Nowrus acabaram atrapalhando as coisas. A data da minha passagem ia se aproximando, e eu ligava diariamente para saber a situação. Sempre muito simpáticos, falavam que não haveria problemas. Eu já precisava dos nossos passaportes para solicitar carta convite para outros lugares, e tudo parecia que ia dar errado. As ligações passaram a ser toda manha e tarde, mas nada!!

No dia que o Brasil votou contra o Irã na ONU a respeito dos direitos humanos, saiu meu visto. Estranho foi ver a matéria numa pagina da internet, onde a noticia ao lado era sobre policiais tentarem levar um jovem baleado num hospital mais longe, PARA DAR TEMPO DELE MORRER. A hipocrisia não foi suficiente para melar nosso visto, nem para conceder a tão sonhada vaga do Conselho de Segurança na ONU para o Brasil (esta vaga sim, melada pelos EUA).

Os passaportes chegaram no sábado de manha (quase tive um treco de nervosismo!), a tempo para nossa viagem que seria na quarta. Surgiram problemas pessoais e tivemos que adiar umas semanas, mas finalmente chegou a hora!!

Valido para o ano 1390!!!

Anúncios

10 comentários em “Vistos complicados 1

  1. A gente nem imagina quanta burocracia é necessária para andar por aí de mochila…
    Espero que tenham chegado bem!
    Um abração nos dois!
    Andrea

  2. Grande Guilherme!

    Spu o Alexandre, do CouchSurfing aqui de Curitiba. Os Patches do CS não chegaram a tempo para lhe entregar, e consequentemente desejar um bom mochilão para vocês.

    Aproveitem cada detalhe desta nova aventura.
    Abraços e FORÇA SEMPRE!

    PS: Tomei a liberdade e coloquei um atalho do Blog SaiPorAí, para divulgar e a galera acompanhar, no meu blog que tenho e está em construção ainda.

    • Dai Alexandre!! Pois e, na correria acabei nem te ligando, mas imaginei que nao tinha chegado…
      Obrigado pela forca, e valeu por divulgar o blog!
      O teu ta em construcao? Nao tenho como ler agora, mas me pareceu e que vc ate ganha dinheiro com ele!!!rs

      Abracao!

  3. Que alivio depois de tudo pronto!
    Tudo certo né Gui?
    Reencontro com a Gi e o Den… novas culturas…nova experiencia!Aproveitem!
    bjs

    • Ciao Mauro, Sonia Ciao. Spero che tu ben tornato dal Brasile! Abbiamo avuto un leggero ritardo, ma è tutto sotto controllo!
      Ho messo un strumento indioms italiana per Sonia;)

      Salute

  4. Fala Guilherme, beleza?

    Tô partindo daqui 20 dias. Minha dúvida ainda persiste em como chegar na Índia saindo da Turquia. Não sei se encaro atravessar o Pakistan, não, rs. Mas estava pensando em voar de Teerã. Você sabe se sai o visto pro Irã na Turquia? É lá que vou pegar o meu da Índia.

    Meu site tá quase pronto, faltam poucos ajustes. Dê uma olhada. http://www.mochilagem.com.br

    Abraços e boa viagem.

    • Opa, tudo bem?!

      Da para tirar na Turquia sim, mas acho que la vc vai precisar de uma carta convite. Ligue para a embaixada em brasilia, de repente eles te dao o visto com urgencia. Se nao der, entre em contato com a stanstour.com ou iranvisa para solicitar uma carta convite. O visto sai em um dia se tiver com ela.
      Vc pode voar da Turquia direto para a India, e sei que dos paises da asia central tambem tem voo direto para la. Do Ira tambem deve ter, so nao sei os precos…
      Muito legal que vc ja ta indo, vamos manter contato!
      Vou olhar teu blog com certeza!!

      Abracao!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s