Feliz Ano Novo, de novo!

A dois anos atrás, eu estava na Etiópia comemorando a entrada do ano 2002. Meses depois comemoramos o nosso ano novo e nao demorou muito a chegar o ano novo Chines. Semana passada teve ate Réveillon fora de época aqui em Curitiba!

Mas este post nao e para comemorar nenhum deles, e sim o Nowruz, e quem sabe dar uma dica para onde estamos indo…

Dia Internacional de Nowruz, 21 de Março


“Espero que os países e as pessoas em todo o mundo se inspirem na  história deste festival e seus costumes para promoverem  a harmonia com o mundo natural a paz mundial , e promover a boa vontade”.

Secretário-Geral Ban Ki-moon
Mensagem sobre o Dia Internacional de Nowruz


O Dia Internacional Nowruz foi proclamado pela Assembléia Geral da ONU, na sua resolução A/RES/64/253 de 2010, por iniciativa de vários países que partilham este feriado (Afeganistão, Albânia, Azerbaijão, antiga República jugoslava da Macedónia, a Índia , o Irão (República Islâmica do), Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turquia e Turquemenistão.

Inscrito em 2009 na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade como uma tradição cultural observada por numerosos povos, Nowruz é uma festa ancestral que marca o primeiro dia da primavera e da renovação da natureza. Ela promove os valores da paz e da solidariedade entre gerações e dentro de famílias, bem como a reconciliação e vizinhança, contribuindo para a diversidade cultural e de amizade entre os povos e comunidades diferentes.

A palavra Nowruz (Novruz, Navruz, Nooruz, Nevruz, Nauryz), significa “um novo dia”, sua grafia e pronúncia pode variar por país.Nowruz marca o primeiro dia da Primavera e é comemorado no dia do equinócio vernal astronômico, que geralmente ocorre a 21 de Março. É comemorado como o início do novo ano por mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e tem sido comemorado por mais de 3.000 anos na região dos Balcãs, do Mar Negro Basin, no Cáucaso, Ásia Central, Oriente Médio e outras regiões.Nowruz desempenha um papel importante no fortalecimento dos laços entre os povos baseados no respeito mútuo e nos ideais de paz e boa vizinhança. Suas tradições e rituais refletem os costumes culturais  antigos das civilizações do Oriente e do Ocidente, o que influenciou as civilizações através do intercâmbio de valores humanos.

Comemorando Nowruz significa a afirmação da vida em harmonia com a natureza, a consciência do vínculo indissociável entre o trabalho construtivo e dos ciclos naturais de renovação e de uma atitude solícita e respeitosa para com as fontes naturais de vida.

Sob o ponto da agenda da “cultura da paz”, os membros do Afeganistão, Azerbaijão, Albânia, a Antiga República Jugoslava da Macedónia, o Irão (República Islâmica do), Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turquia e Turcomenistão prepararam e apresentaram um projecto de resolução (A/64/L.30), intitulado “Dia Internacional da Nowruz” para a sessão 64 da Assembleia Geral das Nações Unidas para sua consideração e aprovação.

Na reunião plenária 71 de 23 de fevereiro de 2010, a Assembléia Geral congratulou-se com a inclusão de Nowruz na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 30 de setembro de 2009.

Também reconheceu 21 de Março como o Dia Internacional do Nowruz, e convidou os Estados membros interessados, as Nações Unidas,(em particular as suas agências especializadas relevantes  ),seus  fundos e programas e, principalmente, das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e os interessados ​​internacionais e regionais organizações, bem como organizações não-governamentais, para participar em eventos organizados por Estados onde o Nowruz é celebrado.

Fonte ONU
Anúncios

5 comentários em “Feliz Ano Novo, de novo!

  1. Estou ansiosa para saber qual a próxima viagem de vcs, estou acompanhando-os há algum tempo, acho tudo muito interessante, infelizmente não posso viajar como vcs, mas aprendo muito com as suas experiências.
    Obrigada.

    • Oi Shirley,

      obrigado vc por participar. Saba, a viagem nao tem que ser longe. Pode iniciar perto de casa, um estado do lado. Sempre existem coisas fantasticas para fazer, fora dos destinhos tradicionais. Sempre e possivel explorar!!!

      Continue acompanhando!!
      Abs

  2. OI, estou encantada com o teu blog, eres um viajante!!! Que de relatos politicos, historicos, culturais, é isso que me encanta de viajar, pessoas que fazem porque ta no sangue!

    Eu to indo pra Uganda, Ruanda e Burundi, e pra falar a verdade queria pedir tua ajuda para esclarecer uma duvida…em muitos lugares vi que por ex. no burundi so dao visto pela entrada no aeroporto e pra Ruanda precisa pedir o visto na Uganda. Sei que voce viajou por esses paises. Precisa mesmo tirar o visto antecipado ou posso conseguir na entrada? Eu chego pela Uganda voando da suecia com escala na Etiopia e vou por terra pelos outros dois.

    Deixo meu blog se quiser responder por la, ou email, mas voltarei pra ver se vc respondeu.
    Desde ja aradeço e desculpa te importunar.

    Michelle
    piesdegaroa.blogspot.com

  3. Muito obrigada pela informaçao, Ah Africa é um mondo a parte e acho que o lugar certo pra viajantes de verdade. vou te seguir por aqui, li que a viagem de vcs vai coninuar, que sorte a tua de viajar tanto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s