Logo vamos para o único país na América do Sul que eu nunca estive. Alias, a nossa querida América tem sido o foco das últimas viagens, devido à proximidade, facilidade, milhas e “promoções relâmpagos” que tem tido. Isto para não falar que temos vizinhos incríveis!!
Olhando mapas e pensando em viagens pela América é impossível de eu não lembrar das minhas primeiras viagens internacionais, pois foram pela América do Sul. Ainda no início dos anos 80 minha mãe nos levou de Karhmann-guia (o mesmo que uma década e meia depois foi meu primeiro carro) até Buenos Aires.
Época de crise, inflação, ditadura, não era tão fácil viajar como hoje. Normalmente viajávamos de carro, pelo Brasil, pois avião era artigo de luxo. Até que em 87/88 fizemos uma viagem mais longa. Percorremos Argentina, Chile e Uruguai acampando. Lembro como se fosse ontem a sensação de ver o primeiro vulcão! Das paisagens dos lagos, passes na Cordilheiras dos Andes e de pisar na neve, mesmo no verão. O cheiro de salmão defumado nos cobertores dos índios Mapuches e de experimentar frutos do mar esquisitos mas deliciosos.
Tiveram os primeiros aprendizados também. Quando os locais comentaram que fazia meses que não chovia, eu insisti em fazer fogueira, quase queimando toda a região. Foi sério. Não foi a maneira mais agradável de aprender a escutar quem mora na região. Tiveram os guardas corruptos, que mesmo estando tudo certo inventavam normas para ganhar um trocado e até a fronteira que não deixava passar com frutas, algo muito estranho para mim naquela época. Aprendi que para fazer amigos não necessariamente tem que se falar outra língua, mas que palavras básicas sempre ajudam.
Tive a oportunidade de voltar para estes países, a passeio e a trabalho. Mas gostaria de fazer uma road trip percorrendo uma rota parecida com a que fizemos, só para comparar. O roteiro aproximado está aqui.
Se as lembranças das primeiras viagens estão no sul da América do sul, o próximo destino está lá na outra ponta!
Boa Guilherme!! Sempre digo que a América do Sul é o primeiro amor. Foi a minha primeira viagem e o gatilho para as outras. Sempre recomendo para alguém que vai viajar sozinho pela primeira vez, Lugares lindos, facilidade no transporte, sendo praticamente qualquer cidade alcançável por ônibus. Um abraço.
Poxa Guilherme, que bacana! Meu sonho era ter feito algo parecido ainda criança. Mas as oportunidades naquela época não era tão boas como hoje em dia. Gostei da sua páginas com as rotas! Vou tirar algumas ideias ali! Abraço!