A trabalho no Leste Europeu

Pouco antes da empresa que trabalhava ser vendida – e de eu finalmente conseguir sair para a minha “Volta ao Mundo”-  fui para  Budapeste-Hungria e Cluj-Napoca (Romênia), a trabalho. Se por um lado a viagem a trabalho tem a vantagem de ter custo zero (na verdade você ganha para viajar) e te colocar diretamente em contato com locais, por outro ela acaba te dando uma visão unilateral do local. Por sorte tive relativamente bastante tempo livre e pude conhecer bem estas cidades.

Como não foi uma viagem muito autentica, não vou me aprofundar muito. Os guias de viagem estão ai para isto. Mas são regiões riquíssimas culturalmente, cada uma da sua maneira.  A herança do comunismo também está presente, apesar de ser só história, deixou suas marcas.

Budapeste, majestosa, na beira do rio Danúbio,  com toda a bagagem do Império Húngaro. Pode-se observar também influencia dos Otomanos, que dominaram a região por um curto período.

.

Será que estava cinzento

.

Vai brincando com o frio da Hungria

.

Pelo menos o sol saiu dias mais tarde

Danúbio

Danúbio

IMG_0615_resize IMG_0643_resize IMG_0620_resize IMG_0619_resize IMG_0621_resize IMG_0626_resize IMG_0596_resize

As estações são modernas, já o metro...

As estações são modernas, já o metro…

Cluj-Napoca a capital da Transilvânia, é onde está a maior universidade da Romênia. Toda a região da Transilvânia já fez parte do reino da Hungria. As fronteiras mudaram muito por aqui, e as influencias também.  Por ali também existem milhares de ciganos vivendo como minoria.

IMG_0649_resize IMG_0653_resize IMG_0654_resize IMG_0655_resize IMG_0657_resize IMG_0658_resize

Será que não é banco de sangue?

Será que não é banco de sangue?

Theatrul

Teatrul National

Não é de se estranhar que em um pais chamado Romênia, a língua seja parecida com o português. Com referencia aos Romanos, é de origem latina. Frases como:

“Com um quilo de carne não se morre fome” ou “Com uma taça de vinho não se morre sede” são praticamente as mesmas: “Cun un kil de carne nu moare de foame” e “Cu o cupa de vin nu moare de sediu”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s