As regras do visto para o Azerbaijão tem mudado nos últimos anos. É possível fazer um visto eletrônico também, o E-Visa, mas isto envolve uma reserva de hotel com agencias de lá. Optei por tirar na embaixada mesmo. Comercialmente Brasil e Azerbaijão tem se aproximado, quem sabe logo não sai um acordo bilateral.
Para tirar o visto em Brasília não é mais tão complicado. Estão dispensando a “Carta convite”, que antes era necessária. Não que a carta convite dificulte, mas com certeza aumenta a burocracia e os custos, pois terá que pagar uma agencia para emitir o convite, ou encontrar alguém lá disposto a te convidar.
Como tirei o visto:
Pagina da Embaixada do Azerbaijão em Brasília: azembassy.org.br
1- Preenchi o formulário de solicitação do visto, e mandei escaneado junto com a reserva de hotel e a primeira página do passaporte para o seguinte e-mail: consular@azembassy.org.br
2- Depois que recebi a confirmação que estava tudo ok, fui no Banco e depositei 50USD em reais, utilizando a cotação do dia.
Conta da embaixada do Azerbaijão:
Banco do Brasil
Ag- 1606-3
Cc 73.835-2
3- Depois disto você precisa mandar o recibo do depósito, o passaporte e o formulário (com duas fotos) e a passagem. Não aceitaram minha solicitação pois não tinha mandado a passagem. Tive que enviar por e-mail.
4- A dificuldade é que alguém precisa ir pessoalmente na embaixada, não aceitam que envie pelo correio. Neste caso você precisa ter uma alma caridosa que more em Brasilia ou pagar um serviço com alguma destas empresas de despachantes.
Normalmente peço um numero de dias superior a minha estadia. Como era basicamente uma parada em transito, vou ficar somente 3 dias em Baku, não pedi mais que isto. Me mandaram exatamente os dias que eu solicitei. Se a viagem for mais flexível, vale a pena pedir um mês ou algumas semanas.
Para saber mais sobre a necessidade de vistos Clique aqui
Para ver alguns vistos e carimbos da minha coleção Clique aqui
Legal a dica!!!
Abraço!
Pingback: Novo país do “Faz de conta”? | Saíporaí
Pingback: Azerbaijão, novo país do “faz de conta”? | Saíporaí
Pingback: Visto pro Azerbaijao |