África, até logo.

Poucos dias antes de completar 6 meses de África eu estava saindo para o Oriente Médio. Não tem o que falar deste período a não ser o famoso ” se melhorar estraga”. Viajar pela Africa não e simples, e algumas pessoas me questionaram se eu não cansei. A resposta e simples. Não. Por um simples motivo:  a recompensa e muito grande!! Viajaria por mais 6 meses de volta pelos mesmos países que passei, ou pelo menos um ano pelo Centro e Oeste da Africa.

A África dos desertos estrelados, das savanas, da floresta tropical, das bonitas praias, dos lagos gigantescos, das montanhas, das línguas, das culturas, das vilas e das cidades. Dos animais selvagens, dos nem tao selvagens assim. Das estradas pouco percorridas, das novas estradas e infra estrutura. Africa de muita historia, muitas surpresas e de gente muito boa. Pessoas, sim o povo africano merece um destaque especial. Pessoas que fizeram eu me sentir em casa, mesmo estando muito longe. Hospitalidade nunca vista antes, que fez 6 meses parecerem poucos dias.

Gostaria de recomendar um livro para quem esta indo para a Africa ou se interessa pelo assunto. “Africa, the biography of a continent” do John Reader. Vi o livro a primeira vez na Ruanda, onde o Belga que conheci estava lendo. Falou que era difícil de achar e que tinha emprestado de uma biblioteca. Muito tempo depois eu por acaso esbarrei com um novinho, e comprei na hora. Na verdade acho que e fácil de achar, não sei se existe a tradução para português. São mais de 800 paginas, que cobrem desde a formação geológica, evolução dos homens, impérios, culturas, colonização, guerras civis ate o dia de hoje. Excelente leitura!!

Obrigado África

Anúncios

2 comentários em “África, até logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s